^
topo

Blog

29
DEZ
2017
Dicas

Porque a Logística Reversa é uma ferramenta para a sustentabilidade?

A logística reversa é um instrumento econômico e social que viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, de forma que eles possam ser reaproveitados no ciclo produtivo ou devidamente encaminhados para um local de descarte ou tratamento.

Empresas que adotam a logística reversa em sua cadeia produtiva acabam agregando maior valor à sua imagem perante a sociedade, justamente por conta de sua preocupação em oferecer maior benefício ao meio ambiente. Além disso, elas estabelecem novas oportunidades de negócio, geram mais postos de trabalho e beneficiam todo o meio em que estão inseridas.

A má gestão do lixo gera inúmeros danos ao meio ambiente, além de comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas, animais e do planeta. A logística reversa existe para implementar e gerenciar o fluxo de matérias-primas que são gerados pela cadeia de distribuição.

Esse instrumento também é de grande importância para as operações de logística empresarial, pois a logística reversa estuda e gerencia como os subprodutos de um processo produtivo serão descartados ou reintegrados ao processo. As empresas que possuem um bom sistema logístico acabam conseguindo uma grande vantagem competitiva sobre as que não possuem, além de diminuir os custos e melhorar o serviço ao consumidor.
Compartilhe:
© Copyright 2019 Coleta Voluntária - Canoas - RS | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton